| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Teste Formativo 3

Page history last edited by Inpi 13 years, 2 months ago

Este Ficheiro encontra-se aqui

I Leitura Activa (5)

Faz a Leitura Activa da Lenda seguinte, sublinhando e fazendo anotações à margem que te parecerem necessárias para destacar as seguintes categorias: 1. Situação no tempo; 2. Situação no espaço; 3. Personagem Principal; 4. Personagens Secundárias; 5. Figurantes. 6. 2 Acções Principais.

Lenda da igreja de S. Vicente de Fora e do Cavaleiro D. Henrique

             Em 1147 Lisboa encontrava-se sob o poder dos Mouros e D. Afonso Henriques pediu ajuda para conquistar esta bela cidade.

            Conta-se que chegou a Lisboa um cavaleiro de seu nome Henrique que combateu com bravura mas acabou por morrer em  combate.

            O Cavaleiro Henrique bem como  alguns dos seus companheiros foram imediatamente considerados mártires e sepultados na igreja de S. Vicente de Fora.

Mas este cavaleiro era especial. Diziam que fazia milagres mesmo para além da morte.

Conta a lenda que dois cavaleiros surdos-mudos de nascença se deitaram sobre o túmulo do cavaleiro e sonharam que este lhes devolvera o dom da fala e da audição. Quando acordaram estavam completamente curados e juraram devoção eterna ao mártir.

Um outro milagre do Cavaleiro Henrique diz respeito a uma planta.  Segundo a lenda, nasceu uma pequena Palma no túmulo de Henrique. As folhas da planta tinham poderes milagrosos e depressa doentes, aleijados e peregrinos de todo o país se deslocavam diariamente à igreja de S. Vicente de Fora em busca de um remédio para os seus males.

Faziam-se emplastros com as folhas verdes da planta para colocar nas feridas ou então as folhas eram secas e reduzidas a pó se a doença fosse interior.

A fama de tal planta  era tanta que, uma noite, a Palma milagrosa foi roubada do túmulo do Cavaleiro Henrique.

Nunca mais se encontrou tal planta e dela restam apenas as memórias dos lisboetas que  passam e admiram o nome numa rua da Baixa:  Rua da Palma. 

                                                                   Lendas de Portugal

                                                

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.