| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Correcção do TS1 6C

Page history last edited by Inpi 13 years, 5 months ago

Este ficheiro encontra-se aqui

 

 

Outubro de 2010

 

 

                                                       Correcção do Teste Sumativo 1 do 6º AnoC

 

I Leitura Activa

 - (3 pontos) – inclui os sublinhados e as anotações pedidos, a colocar no próprio texto.

II Valoração

 – ( 32 pontos) – inclui 4 perguntas de desenvolvimento a elaborar a partir do texto.

1. 6/4 Deve-se ter confiança numa pessoa, não suspeitar dela, fazer tudo e mais alguma coisa para que se sinta feliz, conhecê-la ao pormenor para que não façamos nada que essa pessoa não goste. Gozar com ela os momentos mais parvos da vida. Desabafar, para não manter tudo aprisionado na mente, e conviver com ela no dia a dia, todas estas razões ajudam a aumentar uma amizade.

Joana F, 10

1. Eu acho que a amizade não se ganha em dois ou três dias, não é um sentimento repentino. A amizade é um sentimento muito bonito, que precisa do seu tempo para crescer. É como uma árvore que primeiro é plantada, regada, constantemente e vai crescendo: acontece exactamente a mesma coisa na amizade; se for realmente desejada pelas pessoas, dura anos e anos, mas para ela crescer, é preciso a confiança, a partilha de segredos, a simpatia e, sobretudo, a verdade.

Mariana P, 19

 

2. 3/2 Ser mau aluno, com muita cultura, é possível. Pois o Rosas, se calhar, em vez de ouvir os professores a darem a matéria, lia os livros, todos os livros que jamais alguém imaginara.

Maria G, 18

2. O Rosas podia ser um fraco aluno, por muitas razões: a cultura de uma pessoa não envolve nada dos estudos, ele era bom em poesia, mas isso não tem nada a ver. Ele poderia não estudar e só ler os livros de poesia, estudar esses livros.

Rafaela S, 25

2. Em minha opinião, o Rosas era fraco aluno, porque não prestava atenção à aula e, em vez de estudar, lia imensos livros.

Sebastião, 27

3. 4/3 Eles podiam falar de livros como o Hobbit, de jogos de xadrez, por exemplo, e de o que acharam mais engraçado no concurso de talentos: o sapateado ou a imitação de animais.

Francisco B 4

3. Dois amigos podiam conversar sobre o espaço: todos os planetas do nosso sistema solar, os vários buracos negros que há, ou então de outras galáxias, como Nébula negra ou a galáxia Síntrome X.

     Também podiam falar dos dinossauros: os terríveis Carnotauro, o Gigantossauro e o Tiranossauro Rex, da era Cretácea até à Jurássica, dos gigantes Brontossauros e os voadores dinossauros, como o Pterodáctilo.

     Ou então também podiam falar dos acidentes - por assim dizer – naturais, como os tornados e furacões, avalanches e ondas gigantes ou também terramotos e vulcões em erupção.

Francisco D, 5

4.1. 6/4Eu gostei da Apresentação que o Tiago, o Duarte e o Manuel B fizeram, porque eles sabiam bem do que estavam a falar, porque sabiam sempre de quem era a vez de falar e que decoraram muito bem a história.

Francisco D, 5

4.2. 6/4 Os momentos que eu mais gostei foram a troca de ideias, os risos com as partes mais engraçadas e o treino em que, nas primeiras vezes, nos enganávamos em certas palavras.

Francisco B, 4

4.2. Participei numa realização de Apresentação oral na turma. Fizemos a apresentação sobre um livro que se chama A Menina que Detestava Livros . Vivemos momentos inesquecíveis ao ter a consciência que estávamos prontos para trabalhar e, ao mesmo tempo, muito divertimento! Em cada apresentação que faço, tento dar o meu melhor, para alcançar os meus objectivos. Para mim, fazer uma apresentação é como se estivesse a voar na minha imaginação. Neste tempo em que todas estivemos juntas, “deu” para partilhar todas as ideias que nos vinham à cabeça. Fomos a casa umas das outras e é bom conhecer novas casas! novas paredes!!! Vive3mos bons e maus momentos, mas, apesar de tudo, “Amigas Unidas jamais serão vencidas!”

Inês V, 8

4.2. Eu participei nas Apresentações orais e os três momentos de que gostei mais foi quando estávamos a dizer quem lia o quê, quando estávamos a falar de como o apresentar e quando escrevemos o resumo do texto.

Manuel M, 14

4.2. Eu tenho participado muito na realização de Apresentações Orais na turma. Quando eu ouvi falar dessas apresentações orais, estava tão entusiasmada que escolhi logo com quem ia ficar e se essas pessoas queriam ficar comigo.

     No dia seguinte, combinei logo com duas pessoas do meu grupo, que foram a Maria A e a Inês V. Eu e a Maria fomos a casa da Inês V e aí começámos a inventar o teatro. Eu adorei estar lá: nós rimos, brincámos e, como é óbvio, também treinámos.

     Na segunda vez, combinámos todas em casa da Maria A, numa quarta-feira; o mais giro foi quando havia livros por todo o lado, em cada dela. Eu também gostei muito quando estávamos a decidir as roupas e, como eu era a mãe, elas pediram-me para usar sapatos de salto alto e eu não gostei muito dessa ideia, mas acabei por aceitar. Eu adoro Apresentações  Orais, é muito divertido.

Catarina S

 

III Conhecimento Explícito

 

 – (65 Pontos) - inclui 10 perguntas de resposta curta sobre os tópicos da matéria dada ou revista.

 

1. O narrador retrata o seu maior amigo, pois descreve o seu aspecto físico e a sua maneira de ser. (3/2)

 

2. “Eram páginas e páginas repletas de palavras...” – Repetição. (6/4)

 

3.1. A palavra “saboreava” está empregue em sentido figurado. (2/1)

 

3.2. Neste contexto, “saboreava” significa que o narrador apreciava muito os versos do seu amigo. (3/2)

 

4. O 2º parágrafo tem 5 períodos. (3/1)

 

5. A vírgula está a separar uma expressão de tempo.

 

6. “- Como é que sabes tanta coisa, ó Rosas? – perguntava eu, deslumbrado com os amores contrariados que os versos choravam.

     - Imagino, é tudo imaginação. – Explicava ele. (8)

 

7. (8)

Palavra

Prefixo

Sufixo

Significados

 

Insubstituível

 

 

In

 

vel

In – Negação

Vel - Possibilidade

 

8. (16)

1. A – Determinante Artigo Definido. Nossa – Determinante Possessivo. Amizade – Substantivo ou Nome Comum. Crescia – Verbo Intransitivo. Com – Preposição Simples. Os – Determinante Artigo Definido. Anos – Substantivo ou Nome Comum. Insubstituível – Adjectivo (Uniforme quanto ao género). Perfeitíssima – Adjectivo (Biforme, Grau Superlativo absoluto sintético).

 

9. (2) Este texto é um Poema Acróstico.

9. Pertence ao texto poético e é um acróstico.

 

 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.